sábado, 30 de maio de 2009

Chega a oito número de mortos por rompimento de barragem no Piauí


Chegou a oito o número de mortes causadas pelo rompimento da barragem de Algodões, na região de Cocal (PI), nesta sexta-feira (29). De acordo com a Defesa Civil do Piauí, 2.953 pessoas foram afetadas. Dentre elas, 953 estão desalojadas e 2 mil desabrigadas. A enxurrada provocada pelo rompimento da barragem ocorreu na quarta-feira (27). Em menos de uma hora, quase 50 bilhões de litros d'água desapareceram do reservatório.“A assistência emergencial já foi dada. Estamos tentando reconstruir estradas para ter acesso a comunidades que estão isoladas, sem energia elétrica e sem água inclusive”, diz ao G1 o secretario estadual de Defesa Civil, Fernando Monteiro. Ao todo, ainda segundo Monteiro, 20 comunidades da zona rural foram afetadas.


A Defesa Civil não confirma um número oficial de desaparecidos, mas afirma que trabalha junto ao Corpo de Bombeiros no socorro da população atingida e nas áreas afetadas. Foram totalmente destruídas 312 casas e 180 casas ficaram danificadas. Cerca de 80 pessoas foram levemente feridas pelo rompimento da barragem.

O Ministério Público Federal no Piauí vai investigar as causas do rompimento da barragem de Algodões. Procuradores também querem explicações sobre a autorização que os moradores receberam para voltar para casa há 15 dias. No início do mês, após um vazamento ter sido registrado no local, a população foi retirada às pressas por equipes de resgate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário