terça-feira, 30 de junho de 2009

Eu quero minha cidade de volta

população de caicó abraçando o mercado no dia 05.06.09

Por Roberto Fontes:

No dia 5 de junho de 2009 completou um ano que os comerciantes do Mercado Público de Caicó e da Praça José Augusto foram retirados dos seus locais de trabalho e alojados em espaços improvisados, sob a argumentação de que os logradouros seriam reformados. O despejo foi realizado pela Prefeitura, com o compromisso de entregá-los, novinhos em folha, ainda em 2008. Era ano eleitoral...


Hoje, 30 de junho de 2009, faltando apenas 23 dias para o início da Festa de Sant’Ana e 391 dias depois de iniciadas, as obras permanecem inacabadas: o Mercado semidestruído e a Praça José Augusto tomada de entulhos são o retrato sem retoques da falta de cuidado que o governo municipal dispensa à cidade. Parece até que a Prefeitura não tem nada a ver com os dois cenários de guerra que produziu.

“Seria cômico, não fosse trágico” diria o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade se vivo fosse e em Caicó morasse, vendo a metralha que cerca dois espaços urbanos vitais pra cidade. O Mercado tem tanta importância pra Caicó como os shoppings para os grandes centros. Era, literalmente, um shopping sem ar refrigerado, com praça de alimentação, bares, boutiques, livrarias, armarinhos e supermercado. Virou lixão.

Já a Praça José Augusto foi palco de brincadeiras lúdicas para muitas gerações, inclusive a minha. Era o meu Ibirapuera (São Paulo), ou o meu Bosque dos Namorados (Natal), ou a minha Floresta da Tijuca (Rio de Janeiro), ou o meu Parque da Cidade (Brasília), um lugar para encontros de famílias, amigos, namorados, crianças, adultos, idosos... Hoje, é habitat de ratos e baratas. Exala mau cheiro. Enfeia a cidade.

Este blog, desde a sua estréia em meados de maio, tem se dedicado quase que exclusivamente a promover os 50 anos do Bar de Ferreirinha, porque devemos a Vicente Ferreira de Morais esta homenagem. Também tem mostrado o povo de Caicó, suas estórias e histórias, a devoção a Sant’Ana, as lendas e leros. Vez por outra tripudia com a classe política, posta uma frase feita, publica um aforismo.

Hoje, infelizmente, fugindo um pouco ao seu objetivo quase exclusivo de promover a Festa dos 50 anos do Bar de Ferreirinha, o blog se junta ao clamor de todos caicoenses - moradores ou não, que votaram ou não no prefeito Bibi, os da bandeira vermelha ou da bandeira verde, os católicos, crentes ou ateus, os ricos, remediados ou pobres, os negros, brancos e pardos - contra a morosidade nas obras e a desfiguração da paisagem urbana da cidade.


É assim que vamos receber os milhares de visitantes que virão a Caicó pedir a bênção a Sant’Ana? Logo nós, caicoenses, que temos fama (justíssima) de receber bem e fazer festas como ninguém? É esta a imagem eles vão levar da cidade? Será que voltarão em 2010? Bibi, meu prefeito, acabou a campanha!

Não falo como seu correligionário ou adversário. Falo como caicoense: eu quero a nossa cidade de volta! Só isso.Roberto Fontes: editor/cozinheiro-chefe do blog Bar de Ferreirinha, contribuinte do IPTU e do IPVA em Caicó, devoto de Sant’Ana e caicoense puro de origem.

Do Blog: parabéns ao Grande Roberto Fontes que falou tudo que a população de caicó está pensando sobre a atual adiministração Do prefeito de nossa Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário