segunda-feira, 20 de julho de 2009

Caicó se prepara para receber devotos de Sant'Ana de todos cantos do Estado e do país.


É a festa em homenagem a Sant'Ana, padroeira da cidade, em sua 261ª edição, que começa na próxima quinta-feira e vai até 2 de agosto.


A cidade, distante 256 km de Natal, é palco de uma das maiores manifestações em reverência a Sant'Ana. Como acontece todos os anos neste período, a região se enche de gente. São os filhos da terra que residem no local e os que moram em outras cidades e retornam para se juntar aos familiares e visitantes.


O evento conta com programação religiosa e sócio-cultural a partir de quarta-feira com encerramento da peregrinação urbana e rural da santa. Na quinta é a abertura oficial, com missa solene, hasteamento da bandeira e palavra de abertura.


De sexta-feira até o dia 29 tem marcha dos idosos, missas, batizados, novenas encontros e benção do Santíssimo Sacramento. A partir de 30 de julho, começam os bailes nos clubes com bandas deforró, axé music, entre outros rítmos, encerrando em 2 de agosto com procissão e missa de encerramento presidida pelo bispo diocesano de Caicó, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. O lema da festa deste ano é "Filhos e devotos de Sant'Ana, sede todos bem-vindos".


O evento é tão importante para o estado que foi enviado para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do Ministério da Cultura, um projeto para a Festa de Sant'Ana se tornar um patrimônio imaterial do Brasil. Segundo o padre Edson Medeiros de Araújo, pároco de Sant'Ana de Caicó, a festa existia antes mesmo da criação da paróquia em 1748.


Ele diz que, segundo a professora Maria das Dores Medeiros, que pesquisa sobre a Festa de Sant'Ana, há indícios de que a festa exista a pelo menos 300 anos. "Os 261 anos se referem ao ano de criação de nossa paróquia. O estudo de Dorinha apresenta indícios de que os festejos já aconteciam antes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário