terça-feira, 18 de agosto de 2009

Antena da "Internet Livre" já está montada em Caicó

O Governo do Estado está implantando, depois de Natal, em vários municípios do Estado, a Internet Livre. São equipamentos de ponta que oferece, de forma gratuita, sinal de internet wireless para computadores, notebooks e celulares.

A primeira cidade a receber o programa foi Natal, que ainda de forma tímida vem funcionando no bairro de Petrópolis, mas em poucos dias será ampliado para toda a Capital.

De acordo com Vagner Araújo, o próximo passo é levar a Internet de Todos para cidades pólos, como Caicó, Pau dos Ferros, Mossoró e outras. Por sinal, adiantou ele, os equipamentos em Caicó já foram montados.

A antena de 24 metros está montada em cima do prédio da Prefeitura Municipal, e vai operar em duas freqüências: 5.4 GHz que ainda não é recebido pelos computadores comuns, mas é convertido em 2.4 GHz, que possibilita ser captado por qualquer máquina. Essas antenas funcionarão como torres mães, que transmitirão para outras menores espalhadas pela cidade.

O próximo passo do Governo do Estado, de acordo com Vagner Araújo, é disponibilizar Lan-houses públicas, que serviria como complemento do Internet Livre, já que nem todos dispõem de computadores ou telefones com rede wireless. Na primeira fase de instalação do Internet Livre, o Governo investiu cerca de 1 milhão e 500 mil reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário