segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sant’Ana que sai na procissão será restaurada


O Pároco de Sant’Ana de Caicó, Monsenhor Edson Medeiros, anunciou durante a Festa de São Sebastião de Caicó que a imagem do altar-mor da Catedral será restaurada. O trabalho será feito por Hélio Oliveira, o mesmo que restaurou Nossa Senhora da Apresentação, de Natal, e a Sant’Ana primitiva, restaurada em 2009.

“Sant’Ana já teve sua pintura retocada várias vezes. Não faremos isso. Ela será restaurada. Serão feitas inclusive radiografias para entender as falhas que já existem na imagem que é de madeira. O trabalho também pretende devolver a sua cor original”, destacou o Pároco.

Outra meta da Paróquia é conseguir o tombamento da imagem. “Há informações que no Governo de Aluísio Alves ela teria sido tombada, mas não existe esse registro no IPHAN. Eu e o Bispo já temos um entendimento. Precisamos tombar Sant’Ana de Caicó. Lutaremos por isso”, destacou Monsenhor Edson.

Além de Sant’Ana, também será restaurada a imagem primitiva de Nossa Senhora do Rosário. As duas imagens serão levadas para o atelier de Hélio Oliveira na próxima segunda-feira, dia 25. O Pároco de Sant’Ana entrará em contato com o comandante do 6º BPM, Coronel Cipriano, para solicitar uma escolta policial.

Não está programada nenhuma celebração para a saída das imagens. Porém, uma comissão será formada para organizar o retorno de Sant’Ana. “A saída será simples. Quanto ao retorno, vamos planejar para que seja dia 1º de julho. Quem sabe, ela poderá vir visitando as cidades do Seridó”, anunciou o Pároco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário