segunda-feira, 3 de agosto de 2009

PROCISSÃO DE ENCERRAMENTO DA FESTA DE SANTANA LEVOU MILHARES DE FIÉIS AS RUAS DE CAICÓ



Oficiais da PM estimaram em 100 mil. O número é um tanto exagerado, porém serve para dar uma noção da quantidade de gente que participou no final da tarde de hoje (2) da procissão de encerramento da Festa de Sant'Ana, em Caicó. O andor com a imagem da mãe da Virgem Maria e avó de Jesus Cristo, passou pelas principais ruas do centro da cidade e retornou à catedral para a última missa, antes do descerramento da bandeira e do show de fogos. Os devotos se emocionaram com os cânticos e orações em uma hora de caminhada.

Muitos se vestiram de branco em homenagem à padroeira. Foi o caso da governadora Wilma de Faria. Ela lembrou que boa parte de sua família é da região e destacou a importância da festa religiosa para uma grande parcela dos potiguares, muitos dos quais nascidos e outros filhos e netos e seridoenses.


O culto público de Sant´Ana, foi aprovado pelo Vaticano em 1378, na Inglaterra, e em 1879 no restante do planeta. A data oficial é o dia 26 de julho. Esposa de são Joaquim, Sant'Ana teve sua devoção trazida ao Brasil pelos portugueses. No Seridó, o culto à padroeira surgiu em 1748, quando foi criada, em Caicó, a freguesia da Gloriosa Santa´Ana do Seridó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário