quarta-feira, 24 de março de 2010

APAE CAICÓ COMPLETA 37 ANOS DE HISTÓRIA


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Caicó-RN, teve origem, quando um grupo de voluntários percebendo o número de deficientes existentes na cidade, no início da década de 70, reuniu-se com o objetivo de fazer um trabalho pedagógico e atendimento especializado, viabilizando a integração social e uma melhor qualidade de vida para os mesmos, tendo à frente o Professor e Médico Psiquiatra Severino Lopes da Silva.

Mediante o quadro escrito, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Caicó-RN, teve a sua fundação no dia 24 de março de 1973, através de uma reunião solene realizada no Salão do Tribunal do Júri – no FORUM MUNICIPAL desta cidade, precisamente na sala denominada “Inácio Bezerra de Araújo” com a presença do Sr. Prefeito Municipal, Sr. Manoel Torres de Araújo e demais autoridades, inclusive de numerosa assistência constituída por pessoas de todos os setores sociais, onde o Sr. Prefeito abriu a sessão falando a respeito da APAE no Brasil, e da necessidade de uma APAE em nosso meio, estimulando, assim, as autoridades para a solução dos problemas das crianças excepcionais e da necessidade de conscientizar a população sobre o referido problema.


Hoje, a APAE Caicó atende a um total de 257 crianças, jovens e adultos, distribuídos na Clínica de Reabilitação Menino Jesus de Praga e no Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Severino Lopes da Silva, tendo como missão: A Defesa dos Direitos e a Melhoria da Qualidade de Vida da Pessoa com Deficiência.

Administrativamente, a APAE é Presidida por uma Diretoria Executiva, um Conselho Fiscal e um Conselho Executivo, sendo o atual presidente, Sr. João Maria Diniz e vice presidente, Sr. Francisco de Assis Santiago Júnior. Estas pessoas São representantes dos vários segmentos da sociedade, prestando um serviço voluntário, e de acordo com a filosofia do movimento APAEANO no Brasil, que atualmente, conta com 2.000 (duas mil) afiliadas.

A Instituição mantém o Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Severino Lopes da Silva, com Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Atividades Desportivas e Grupos de Danças, bem como, a Clínica de Reabilitação Menino Jesus de Praga oferecendo os seguintes serviços especializados: Assistência Social, Psicológico, Fonoaudiológico, Fisioterapêutico, Exames Audiométricos, Estimulação Verbotonal, LIBRAS, Estimulação Precoce, Oficina de Linguagem, Brinquedoteca, Psicomotricidade, Apoio Pedagógico, Oficina Pedagógica e Oficina de Produção, visando à inserção no mercado de trabalho e sua inclusão nas demais áreas.
FONTE: BLOG DA APAE CAICÓ

Nenhum comentário:

Postar um comentário