quarta-feira, 28 de abril de 2010

TRAFICANTE COLAMBIANO É TRASFERIDO PARA PRESÍDIO DE MOSSORÓ

O traficante colombiano Nestor Ramón Caro Chaparro foi transferido nesta terça-feira (27) para o presídio federal de Mossoró, a 285 quilômetros de Natal. Ele foi preso no dia 16 de abril, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
.
A transferência de Chaparro foi realizada em sigilo pela Polícia Federal carioca, sem a participação da PF potiguar. Ele chegou em Mossoró na tarde de hoje. Chaparro é considerado um dos maiores traficantes da atualidade. Em 2005, o Departamento de Estado americano ofereceu uma recompensa de U$ 5 milhões pela prisão do colombiano, indiciado nos EUA por tráfico de cocaína e lavagem de dinheiro.
.
Estima-se que Chaparro já mandou mais de cinco toneladas de cocaína da Colômbia para os Estados Unidos por navios, tendo o Brasil como parte da rota.



O QUE PUBLICOU A FOLHA ON LINE - 10h14 - A PF (Polícia Federal) vai transferir nesta terça-feira o traficante colombiano Nestor Ramon Chaparro, 42, preso no último dia 16, na zona sul do Rio. O criminoso foi levado durante a manhã de helicóptero do presídio Bangu 1 para o aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), de onde seguirá, no avião da PF, para um presídio federal --não divulgado-- para aguardar a extradição.
.
Chaparro é considerado um dos quatro maiores traficantes da Colômbia e estava no Brasil desde o dia 13. Ele foi preso pela PF ao sair de uma cobertura de luxo, na avenida Atlântica, em Copacabana (zona sul). "É um traficante que atrai muitos interesses, tanto de antigos comparsas como de funcionários de negócios. Por isso, essa transferência não envolve só o medo de uma fuga, mas também envolve um protocolo internacional a ser seguido para mantê-lo em local seguro. É uma responsabilidade do governo federal", disse à Folha o professor de sociologia jurídica da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Geraldo Tadeu Monteiro.
.
As autoridades americanas chegaram a oferecer recompensa de US$ 5 milhões para captura de Chaparro. Segundo a PF, o criminoso é acusado de usar o Rio e São Paulo como postos de envio de cocaína para os Estados Unidos e Inglaterra.
.
A polícia informou que, em apenas um ano, Chaparro enviou da Colômbia para os Estados Unidos, passando pelo Brasil, cinco toneladas de cocaína. A droga seguia para território americano em contêineres embarcados em navios. Nos Estados Unidos, Chaparro foi indiciado por tráfico e lavagem de dinheiro, em 2001.

Fonte:toxina1

Nenhum comentário:

Postar um comentário