domingo, 3 de outubro de 2010

Dezesseis urnas eletrônicas foram substituídas até o momento no RN

Dezesseis urnas eletrônicas foram substituídas até o momento no Rio Grande do Norte. As ocorrências foram registradas nos municípios de Mossoró, João Câmara, Natal, Montanhas, Lagoa D’anta, Goianinha, Serra Negra do Norte, São Miguel, Tenente Ananias, Almino Afonso, Caicó, Paraú, Caraúbas e Arez.

Os possíveis problemas das urnas podem ser classificados em: ocorrência grave, quando há a obrigatoriedade de trocar a urna eletrônica pela manual; ocorrência moderada ocorre quando envolvem atendimento dos técnicos de urna, ou seja, em casos de substituição de urna e substituição de flash de votação; as ocorrências leves são as de menor complexidade, que podem ser exemplificadas em falta de energia, problemas no desligamento e religamento da urna, ajuste de papel, dentre outras; e, a última, temos como exemplos o chamado falso, falha do operador, orientação do mesário.

Conforme dados do TRE, a eleição com voto biométrico, acontece, no Estado, em 7 Zonas Eleitorais e 11 municípios, que correspondem a 4,76% do eleitorado potiguar (107 mil eleitores) nos municípios de Alexandria, Pilões, João Dias, Caraúbas, Macau, Guamaré, Pedro Avelino, São Fernando, Timbaúba dos Batistas, São José de Mipibu e Nísia Floresta.

Dentre os municípios, até agora, às 11h50min que apresentaram ocorrência moderada, nenhum deles constam na listagem dos locais com votação biométrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário