segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Sequestradores de gerente de banco são presos com droga e armas em São Bento


Maconha apreendida na operação (Crédito: 12º BPM)

Uma ação planejada da Polícia Militar culminou com a prisão de um grupo que se preparava para assaltar a agência do Banco Bradesco, na cidade de São Bento, no Sertão paraibano. Com os bandidos foram apreendidos grande quantidade de maconha, armas e munição.
Foram presos o paraense Josimar Favacho Monteiro, 36 anos, conhecido por “Chacal”; Francisco Fernandes de Lima (Chico do Tear), 46, natural de São Bento e o comerciante José Juvenal de Sena Júnior (Júnior do Motel). A polícia já identificou outros envolvidos com o grupo que estão foragidos. Eles foram identificados pelos apelidos. São eles, Augusto, conhecido por Gugu, natural de São Bento; os paraense Gago e Alemão, além de Júnior Baiano de naturalidade desconhecida.



Armamento e munição apreendidos (Crédito: 12º BPM)

Foram apreendidos duas pistolas 380, centenas de cartuchos de vários calibres, uma garrucha calibre 22; 126 tijolos de maconha; cinco tijolos grandes de crack; um fuzil calibre 7mm e 16 cartuchos intactos de calibre 50 (munição anti-aérea e anti-matéria-usada para parar blindados).

Segundo informou o major Enéas Cunha Neto, comandante do 12º BPM, com sede em Catolé do Rocha, o grupo é acusado de sequestrar o gerente da agência do Banco Bradesco de São Bento, Adoniram Gomes, que a polícia conseguiu resgatar.


Chico do Tear (Crédito: 12º BPM)

O major Cunha disse que por volta de meio dia de quinta-feira, 11 recebeu um informe da Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro do Norte-CE, dando conta de uma movimentação de um grupo no município de São Bento. Como não sabia o que poderia acontecer, preparou um efetivo com guarnições de choque, serviço de inteligência e do GATE de Campina Grande, desencadeando a Operação “Crédito Fácil”.

Para evitar qualquer surpresa o major manteve contatos com os gerentes de bancos para realizar proteção pessoal, com policiais à paisana. Foram montadas campanas em pontos sensíveis como residências de gerente e perímetros bancários. Foram distribuídas equipes em possíveis rotas de fuga.


Chacal, envolvido com roubo em joalheria (Crédito: 12º BPM)

Por volta de 3h uma guarnição abordou dois homens numa moto Honda/Bros 159 de cor cinza sem placa. Com o garupa foi encontrada uma garrafa peti com água e um rádio transceptor do tipo walk talk. A dupla foi identificada como sendo o “Chacal”, com passagem por roubo a joalheria e roubo de veículos e “Chico do Tear”.

Para os policias “Chacal” narrou que eles estavam levando água aos demais integrantes do grupo que estariam aguardando dentro do mato na estrada vicinal que passa pelo lixão de São Bento.

Júnior do Motel deu apoio logístico (Crédito: 12º BPM)

Antes de se deslocar para o local os policiais foram surpreendidos com a com aproximação de um veículo da barreira policial e que parou e se manteve em luz alta. Quando os policiais se dirigiram para abordar os ocupantes encontraram as portas abertas com o gerente do Bradesco, Adoniram Gomes. Ele disse que os bandidos haviam fugido pelo matagal. O tratava de um Volksvagen Fox de cor preta, placas NPW-8520-PB, que havia sido tomado de assalto na cidade de Patos-PB, na tarde de quinta-feira, 11.

O gerente do Bradesco informou que fora abordado no meio da rua por volta das 20h da quinta-feira por quatro homens armados com dois fuzis e três pistolas. Ele narrou ainda que estava sendo levado para a cidade onde os bandidos iriam aguardar o dia amanhecer, se dirigir para a agência bancária onde aconteceria o assalto.

A polícia ainda descobriu que em São Bento o bando recebeu apoio logístico de Júnior ficando hospedado no Ela Motel, na entrada da cidade. Na casa dele foi apreendida a droga.
O major Enéas informou que diligências continuam com o objetivo de prender os demais integrantes do grupo e solicita ajuda da população.

Cardoso Filho com 12º BPM
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário