segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Irmão de Valdir é preso em Caicó com cocaína após ser solto de Alcaçuz

Na Foto: Guê Guê

A Policia Militar de Caicó Prendeu na noite deste domingo, 12 de dezembro, por volta das 21 horas e 30 minutos, no Bairro Paulo VI, portando cinco papelotes de cocaína. Valdiglei Souza do Nascimento, vulgo Guêguê, 24 anos.

Os policiais receberam informações na Central de Rádio do 6º BPM, que estaria acontecendo alguns disparos de arma de fogo no Bairro Paulo VI, e ao chegarem ao local encontraram o acusado que tentou fugir dos policiais, na tentativa da fuga GuêGuê jogou no chão um capacete, um celular e uma carteira de cigarro, e a droga, mas os policiais agiram rapidamente e prenderam o acusado. Conduzido à delegacia ele ficou detido e nesta manhã foi ouvido pelo delegado municipal Getúlio Medeiros, que o colocou a disposição da Justiça.

O Valdiglei Souza, que é irmão do traficante Valdir Souza do Nascimento, estava em liberdade condicional concedida pelo juiz José Ricardo Dahbar Arbex, da comarca da Nísia Floresta, desde o dia 03 de dezembro. O seu livramento condicional era condicionado a não cometer determinadas ações até o dia 08 de fevereiro de 2012. Por exemplo: manter-se trabalhando em atividade lícita, comprovando a atividade profissional; não mudar de endereço sem prévia autorização do Juízo; comparecer a este Juízo trimestralmente, informando a sua ocupação e não freqüentar bares, casas de jogos, prostíbulos ou afins.

O delegado Getulio Medeiros disse que Valdiglei deve ser transferido o mais rápido possível para a Penitenciaria estadual do Seridó, pois na delegacia de Policia Civil, também se encontra preso o Agente penitenciário Laênio Mendes,que está preso por Homicídio, e que seria inimigo de Valdiglei e de Valdir.
ENTENDA O CASO

Valdir encomendou a morte de Laênio

O Jornal De Fato de Mossoró,Publicou no dia 22 de outubro, uma matéria revelando um plano de morte arquitetado por Valdir Souza do Nascimento, contra o agente penitenciário Laênio Mendes, que atualmente está detido em uma das celas da Delegacia Municipal de Caicó, por homicídio.

De acordo com a matéria do jornalista Andrey Ricardo, o traficante caicoense Valdir Souza, que atualmente está no Presídio Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, é investigado como suposto mandante do assassinato do comunicador Francisco Gomes de Medeiros, o “F. Gomes”, executado no dia 18 de Outubro, mas há cerca de dois anos, o mesmo traficante é acusado de ordenar a execução do agente Laênio. O agente foi salvo graças à intervenção da Polícia Federal, que entrou no caso.

A informação foi confirmada com exclusividade por uma fonte ligada ao Sistema Penitenciário Estadual (SPE) do Rio Grande do Norte ao JORNAL DE FATO que pediu para não ser identificada. O plano para matar o agente penitenciário Laênio Mendes, foi acompanhado pela Polícia Federal do Rio Grande do Norte. O motivo seria a rigidez do agente com os internos – isso incluía Valdir e seu irmão, Valdigey Souza do Nascimento, ambos presos no Pereirão, hoje recolhidos em Alcaçuz.

Segundo a fonte, o plano foi descoberto e a Polícia Federal entrou nas investigações a partir de então. Através de interceptação telefônica - Valdir usava celular, mesmo preso – os policiais descobriram exatamente como o agente seria executado. O servidor trabalhava no Presídio Estadual do Seridó, mas morava no interior da Paraíba. A execução ocorreria justamente quando ele saísse do trabalho e fosse para casa. Geralmente, Laênio voltava para a Paraíba ou de motocicleta ou em um alternativo. Nesse dia, ele voltaria para casa em um carro alternativo e morreria no meio do trajeto.

Três criminosos, supostamente a mando de Valdir, iriam fingir serem passageiros do alternativo. Todo o plano foi monitorado através das escutas telefônicas (autorizadas pela Justiça) e o agente foi resgatado às pressas pela Polícia Federal de dentro do Pereirão. O agente foi retirado do presídio e escoltado pela PF, caso contrário, teria sido assassinado. “Pelo que nós apuramos na época, ele (Valdir) mandou matar o agente porque ele (o agente) era muito rígido com os internos. Só por isso Valdir resolveu se livrar dele, mas graças à Polícia Federal Laênio conseguiu escapar”, relembra a fonte.

Dois anos depois, o assunto ainda não havia sido divulgado por nenhum meio de comunicação do Rio Grande do Norte. A reportagem procurou a Polícia Federal e através de sua assessoria de imprensa, ela não confirmou (também não negou) que tenha participado dessa operação sigilosa. “Falei com policiais mais antigos, porém não obtive nenhum dado concreto sobre esse assunto”, explica o agente Wagner Cavalcante, assessor de imprensa da PF/RN, lembrando que pode apenas não ter conseguido localizar os policiais que participaram dessa operação.



FONTE:Rosivan Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário