quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

jogo usa imagens de fuga de traficantes da Vila Cruzeiro



Um jogo na internet gera polêmica e reacende o debate sobre a violência em games. "Fuga da Vila Cruzeiro", criado pela Pindorama Games, utiliza as imagens da fuga de traficantes da Vila Cruzeiro em direção ao Complexo do Alemão, e propõe que o internauta atire nos criminosos.

Com o mouse e uma mira na tela, o jogador pode disparar contra os bandidos, que estão numa trilha no alto do morro. Ao mesmo tempo que faz sucesso na internet, o game também gera indignação.


- É um absurdo! O jogo incita a violência e banaliza um episódio que é marcante para o Rio. É como se naquele momento não existissem seres humanos ali. Queremos que a justiça seja feita, mas sem estimular a violência - afirma Tião Santos, coordenador do Viva Rio.


O diretor da Pindorama Games, Neca Boullosa, defende-se e diz que o objetivo é proporcionar um debate sobre o assunto, e não fomentar a violência.

- Não há pontuação no jogo, você contabiliza os mortos ou as fugas. Por isso, não tem game over, porque a situação não se resolve matando ou deixando fugir - explica.

O diretor da empresa fez questão de dizer que aprovou a ação policial no episódio:
- Somos contra qualquer tipo de violência. Somos a favor da atitude da polícia de não atirar nos bandidos naquele momento.


Se estimula a violência ou não, o fato é que o jogo, lançado nesta segunda-feira, já tem mais de 50 mil acessos na rede. No Twitter, a polêmica repercutiu no exterior. Uma mensagem do EXTRA no @CasodePolicia sobre o "Fuga da Vila Cruzeiro" foi retuitada pelo jornal americano USA Today.


Aplicativo para o Facebook


Além do game, a violência carioca também foi tema de um aplicativo criado para o Facebook. A agência de design e publicidade KAUS acaba de lançar "War in Rio! Aliste-se!". Mas, ao contrário de "Fuga da Vila Cruzeiro", o internauta não atira em bandidos. O usuário é convidado a lutar contra a violência no Rio ao fazer o upload de uma foto própria e ficar uniformizado com a farda do Bope.
Retirado de GTC de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário