sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão atinge o Nordeste; RN e mais sete estados foram afetados


O apagão que atingiu a Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte e parte do Piauí na noite de quinta-feira (3/2) e início da madrugada desta sexta (2) ocorreu devido a uma falha eletrônica no sistema de proteção da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, segundo o diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira Arnaud. Mozart garantiu que, neste momento, o abastecimento de energia foi totalmente restabelecido em todos os estados afetados.

Ainda de acordo com o diretor de operações da Chesf, a falha eletrônica gerou uma pane na linha de transmissão localizada entre entre Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE). Como as demais redes são interligadas, o efeito cascata ocasionou o apagão nos outros estados do Nordeste. O desligamento das usinas é feito de forma automática para proteger o sistema.


Pelo menos três das nove usinas comandadas pela companhia teriam saído de operação durante o apagão: Xingó, Paulo Afonso e Luís Gonzaga.A Chesf não informou quanto tempo as usinas ficaram paralisadas, mas o religamento foi feito de maneira gradativa, como forma de prevenir acidentes.


No Rio Grande do Norte, o problema iniciado às 23h30 causou transtornos a população, que não puderam abastecer os seus veículos nos postos de combustíveis 24 horas. Outro prejuízo foram os atrasos nos voos no Aeroporto Augusto Severo, que provocaram cancelamento devido a falta de iluminação na pista principal.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda não sabe as causas da pane. Para evitar que o blecaute atingisse todo o país, o sistema elétrico nacional isolou automaticamente a região Nordeste. O estado que ficou mais tempo sem energia foi o Rio Grande do Norte, que segundo o ONS, voltou a ter luz às 4h (horário de Brasília).

Está marcada para a próxima terça-feira (8/2), no Rio de Janeiro (sede do ONS), uma reunião entre o operador, a Companhia Hidroelétrica do Rio São Francisco (Chesf) - responsável pelo fornecimento de energia nesses estados - e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir as causas que levaram ao blecaute.


Segundo uma resolução da Aneel, a Chesf poderá ser multada no valor correspondente a 1% do faturamento ou sobre o valor estimado de energia produzida nos últimos 12 meses por causa do apagão ocorrido nesta madrugada


DN Online

Um comentário:

Notícia em Verso disse...

No Nordeste foram cinco horas de breu total
Quase toda a região, 8 estados, afetada no geral
Tudo parado, aeroporto, sinal de trânsito...
Em alguns pontos, medo de assalto, pânico

O primeiro problema do tipo da nova presidente
Que já foi ministra e nessa cadeira esteve presente
Portanto, se conhecimento de causa tem sobrando
Que faça jus a experiência com sistema funcionando

O atual dono do cargo ainda está em aprendizado
Questionado, minimizou o problema: estava errado
Disse ter havido apenas uma "temporária interrupção"
Edison Lobão, lamento, até seu nome rima com “apagão”

Sem luz, hospitais pararam de funcionar
Aeronaves no chão: não puderam decolar
Até no abastecimento de água interferiu
Um quinto do território o problema atingiu

Só que o governo sequer reconheceu a questão
Ficamos no escuro, porém não perdemos a visão
Se o sistema é bom, mas tem fragilidades a consertar
Que se iluminem as mentes de quem possa solucionar

http://noticiaemverso.com
twitter: @noticiaemverso

Postar um comentário