quinta-feira, 28 de maio de 2009

OAB reprova 80,5% no Exame da Ordem


Apenas 19,5% dos potiguares inscritos no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram aprovados na primeira fase. O índice de aprovação é o menor obtido pelo estado nos últimos três anos, afirmou o presidente da comissão do exame, Klebet Cavalcanti, que considerou o resultado inesperado. Dos 810 inscritos no Rio Grande do Norte, apenas 158 bacharéis em Direito foram aprovados. "Fiquei assustado. Não esperava esse resultado, uma vez que os últimos exames ficavam na média de 34%, 36% de aprovação", disse. Segundo ele, o menor índice de aprovação final ficou na média dos 24%.


Segundo o coordenador do curso de Direito da Universidade Potiguar, Lúcio Teixeira, o alto índice de reprovação pode ter sido causado pelo aumento no nível de dificuldade da prova e pelo despreparo dos candidatos. "Os candidatos sempre apresentam dificuldades nas disciplinas que viram logo no início do curso. E ainda têm, de acordo com pesquisas, a dificuldade de interpretarquestões que exigem essa habilidade", citou.


Klebet Cavalcanti discorda e considera o nível da prova suficiente para avaliar a capacidade do profissional para atuar no mercado de trabalho. "As pessoas precisam ter consciência que as provas não são pautadas na análise de uma formação estudantil", destacou. A reportagem tentou ouvir o coordenador do curso de Direito da UFRN, Jair Elói de Souza, mas ele não foi encontrado.



O prazo para interposição de recurso vai até 29 de maio, devendo ser feito através do site www.oab-rn.org.br ou www.oab.org.br. O protocolado na Seccional Potiguar ou nas subseccionais de Mossoró ou Caicó pode ser feito até 1º de junho, às 16h. A relação dos aprovados na prova objetiva do Exame de Ordem 2009.1 após a interposição de recurso, bem como a convocação para a prova prático-profissional de todos os aprovados na prova objetiva, serão divulgadas na internet, no endereço eletrônico www.oab-rn.org.br na provável data de 17 de junho de 2009. A segunda fase do exame, prova prático-profissional, será realizada em 28 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário