terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Homem morre com suspeita de contrair gripe suína em Mossoró

Um homem de 42 anos identificado como Francisco Fernandes de Almeida, conhecido por Neto, foi a óbito ontem, por volta das 6h45, no hospital da Unimed, em Mossoró. Embora ainda não haja resultado do teste, a suspeita de gripe suína - influenza H1N1 - ainda não foi descartada, conforme informou Aldir Fernandes, irmão de Neto.

A família está apreensiva com esse fato, já que Neto faleceu rapidamente, após ter apresentado os primeiros sintomas - ele adoeceu no dia 15 de dezembro e faleceu no dia 21. De acordo com o responsável pela Vigilância à Saúde, Sodré Rocha, o caso desse paciente que foi a óbito ainda está sendo investigado.

Ele afirma que a Vigilância tomou conhecimento da questão ao meio-dia de ontem e enviou uma equipe ao hospital para saber se a coleta para exame de diagnóstico da influenza havia sido feita. Ele comenta que, mesmo que a coleta tenha sido realizada, o resultado do exame só sairá após 30 ou 45 dias, pois é feito em Belém (PA). O médico Luís Gomes, que esteve com Neto na manhã da última sexta-feira, explica que a coleta do exame é feita quando o paciente é internado.

De acordo com o médico, o quadro do paciente era uma virose, apresentando como sintomas febre, dor de cabeça e dor no corpo. Ele lembra que a influenza H1N1 também é uma virose.

Segundo Luís Gomes, desde a sexta-feira o paciente estava tomando Tamiflu. Ele explica que, em caso de suspeita da influenza, o procedimento é a aplicação do medicamento nos cinco primeiros dias. "Existe a suspeita, mas qualquer quadro viral pode levar à morte, não só a gripe suína", explica o médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário