segunda-feira, 15 de março de 2010

Negociação avança, mas não põe fim ao indicativo de greve.


“Avançamos em alguns pontos, temos ainda muito da nossa pauta em aberto, mas confiamos que conquistaremos todas as reivindicações, a partir do nosso empenho e do apoio que temos da categoria, além da nossa organização”. Assim a presidente do SINPOL/RN Vilma Marinho resumiu o resultado da reunião de ontem, 11, com representantes do Governo, colocado para os policiais civis, em Assembléia, na manhã dessa sexta-feira.

Embora a rapidez para que as coisas aconteçam não seja como o SINPOL/RN defende e gostaria, a Diretoria acredita que ainda em março tudo deverá está definido, pois chegará o momento que os prazos estarão expirados e o Governo terá que se posicionar com relação a toda a pauta, não podendo mais continuar com uma negociação de forma lenta e em dosagens homeopáticas.

Da negociação de ontem, numa reunião que terminou por volta das 22 horas, à diretoria do SINPOL/RN trouxe para assembléia as respostas oferecidas e os novos prazos pedidos pelo Governo. Um dos pontos acordados em definitivo, ontem, foi à convocação de todos os concursados, no dia 22 de março, uma conquista que só foi possível graça a luta do SINPOL/RN, em apoio aos candidatos, e a necessidade da sociedade, cujo efetivo, mesmo com as novas contratações, ainda está bem aquém do ideal.

Com relação às promoções atrasadas ficou acertado que estas seriam pagas já no contracheque de março, enquanto que o pagamento do retroativo será efetuado em parcelas a cada mês. sobre as outras promoções que fazem parte de dois processos de menor valor, o Governo assumiu o compromisso de trazer uma a resposta a esse ponto no próximo dia 24, quando novamente voltará a se reunir com o Sindicato.

Pontos como a Autonomia Financeira e Criação do Fundo para o aparelhamento da Polícia Civil, também tiveram sua resposta adiada, para a próxima reunião, pois o Governo, através da Consultoria Geral do Estado, entende que são propostas que pedem uma nova redação, mas de forma a atender o pleito. O mesmo acontece com o projeto de Regulamentação do Livre Acesso.

No que diz respeito a contratação de auxiliares de Serviços Gerais e a troca das “quentinhas” por vale-refeição, o Governo diz que está realizando o processo licitatório para este fim. E o SINPOL/RN se mantém alerta para que questões burocráticas, não se arrastem por tempos sem fim, impondo aos policiais que continuem a receber refeições de péssima qualidade e trabalhando em lugares insalubres e sujos, já que não existe pessoal para limpeza.

Sobre a principal reivindicação da categoria, que é a retirada de presos das delegacias, pondo assim fim ao “trabalho” ilegal imposto aos policiais civis, os quais trabalham como carcereiros, quando não é esse o seu papel, ficou acertado que, no dia 24 de março, o Governo apresentará um cronograma sobre esse processo de retirada de todos os presos de Natal, visto que o prédio da DEPROV será entregue à SEJUC e receberá as modificações estruturais necessárias para abrigar os detentos. No que se refere a mesma situação em municípios da grande Natal, como São José de Mipibu, Extremoz e Ceará-Mirim, ficou acordado que a SEJUC assumirá a custodia dos presos destes municípios até o dia 15 de abril, como também os presos de todo o Estado.

No tocante a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários também foi confirmado o atendimento da redução de seis para quatro classes e criação da progressão horizontal, ficando acordado que sobre os demais pontos o Governo traria uma proposta no dia 24. Na assembléia de hoje, a categoria deliberou por aguardar a nova reunião e já marcou a data de uma nova assembléia, para o dia 25, mantendo o indicativo de greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário